sexta-feira, 14 de outubro de 2011

1ª Semana das Crianças do HRPG termina com muita alegria

Alegria e diversão são as palavras que definem a 1ª Semana das Crianças realizada desde a segunda-feira, 10, no HRPG – Hospital Regional Público de Gurupi.

Durante toda a semana, os profissionais que atuam na pediatria do HRPG, juntamente com a Liga de Humanização do Centro Universitário Unirg, visitaram os leitos do materno infantil e do HRPG conversando com cada paciente, levando alegria.

Teatro de variados grupos da cidade, música, contaçao de história, exibição de filmes infantis e entrega de brinquedos fizeram parte da programação.

Nesta sexta-feira, 14, o grupo de teatro do Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, apresentou nas duas recepções da unidade o teatro ‘chapeuzinho vermelho’. Ao final da peça, os atores infantis destacaram que à cada pessoa aparece um lobo mal, se referindo aos problemas do dia-a-dia, mas que todos necessitam ter força para vencê-lo.

A diretora do Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, Maria da Conceição Teixeira, destacou que foi bastante gratificante trazer os alunos para se apresentarem na unidade. “Temos muitas crianças que tem o espírito de integração e por isso a trouxemos aqui para trazer alegria aos internos” contou, destacando ainda, ser uma satisfação poder participar deste projeto.

A coordenadora do GTH- Grupo de Trabalho de Humanização e pediatria e maternidade do HRPG, enfermeira Leandra Barros, afirmou que o evento foi um sucesso e que as expectativas foram superadas.

A enfermeira pontuou que a comunidade se fez presente na unidade e que isso é o objetivo do grupo: inserir a comunidade dento do hospital. Ela também destacou que as pessoas que estavam internadas aceitaram bem a iniciativa, inclusive, pessoas ao receber alta procurou o grupo para pedir que o trabalho continue no decorrer do ano. Segundo a coordenadora, a intenção é esta: continuar o trabalho que com toda a certeza colabora para o bem-estar do interno.

Leandra destacou o empenho de todos os profissionais envolvidos no trabalho e o apoio da direção do hospital que deu suporte para que a iniciativa deixasse de ser apenas um sonho.

O diretor geral do HRPG, Valdemir Fernille Girato, afirmou estar satisfeito com a programação, que segundo ele, atingiu todos os objetivos. Ele destacou que a Pró-Saúde vai continuar incentivando atividades como estas. “Vamos continuar com este trabalho porque a Pró-Saúde e o Governo do Estado acreditam que humanização é o melhor caminho para colaborar com o bem-estar do nosso paciente”, enfatizou.

A diretora de enfermagem, Elisabeth Roci Kap, disse que o projeto foi maravilhoso e no ponto de vista dela, a alegria que as profissionais trazem ao hospital com esta iniciativa diminui o tempo de internação. “Queremos agradecer a direção do hospital que deu todo o apoio e abriu as portas para que outros profissionais pudessem entrar na unidade para colaborar com esta iniciativa positiva”.

Como os grupos de trabalho visitaram a ala adulta do hospital, os pacientes deste setor também aprovaram a iniciativa. Daniel Krahuku Javaé, de 23 anos, afirmou ter gostado da visita dos palhaços. Ele disse que o trabalho deles ameniza a tristeza que há em um hospital.

Dona Leila Maria Pereira, de 54 anos, que está internada há oito dias, também aprovou a visita dos palhaços. “Gostei e esse grupo tem que continuar fazendo este trabalho”, finalizou.

Fonte: www.saude.to.gov.br

Crianças internadas no Hospital Infantil têm dia especial

Um dia de alegria e magia foi o que as crianças internadas no HIPP – Hospital Infantil Público de Palmas Dr. Hugo Rocha da Silva, tiveram durante todo o dia de ontem, 12, a animação começou pela manhã com as boas vindas da Direção Geral juntamente com funcionários, voluntários e parceiros, que transformaram o ambiente hospitalar em um mundo de fantasia, com muita diversão. Na ocasião, os pacientes mirins receberam carinho de todos, ouviram estórias infantis, assistiram vídeos sobre o Hospital, receberam Parabéns cantado pelas pessoas presentes, receberam visitas e presentes nos leitos, já no período da tarde participaram de brincadeiras diversas, como brinquedos infláveis, escultura de balões, assistiram cineminha e teatro, intervenções com palhaços, nas enfermarias, músicas nos leitos e teatro de fantoches.

Acompanhantes e pacientes aprovaram a idéia de ter um dia da criança diferente, mesmo sendo no Hospital, foi o que destacou a moradora de Lajeado, Eneidimar Silva Lima Lustosa, mãe do pequeno Gabriel Lustosa, que há um mês está com o filho internado na Unidade Hospitalar, ela conta que estava triste com vontade ir embora porque o filho e muito extrovertido “e aqui ele fica triste, sente-se preso, mas, essa comemoração veio alegrar ele e as outras crianças, que estão aqui, pois algumas sabem que hoje é dia delas, mas estão aqui internadas longe de casa e da família. Essa iniciativa fez com que elas esquecessem que estão internadas”, destaca.

O Diretor Geral, Giovani Merenda, que participou do inicio ao fim da festividade destacou a importância do dia para as crianças internadas no HIP, e assim como tinha prometido há duas semanas, os pacientes tiveram um dia inesquecível, com muita alegria, descontração e surpresas, segundo ele, graças ao empenho da equipe multiprofissional, voluntários e parceiros. “Mesmo estando em um ambiente hospitalar, não podíamos deixar de comemorar esse dia tão especial para elas”, ressalta.

Uma das pessoas que participou da festa como colaboradora, foi a atriz e contadora de estórias, Iva de Oliveira, que levou alegria à criançada contando estória, os pequeninos participaram e se divertiram bastante. “É muito gratificante está trazendo alegria para essas crianças. Deixo aqui um pedaço do que sonho para elas. Não importa que estejam passando por um momento triste, o que importa hoje é trazermos alegria para todos”, afirma.

Doação de brinquedos

Aproveitando a data, Frederico Lopes, de 6 anos e Maria Clara de 8 anos, filhos da interna de medicina do HIP, Susane Lopes, escolheram o Dia das Crianças para fazer doação à brinquedoteca do Hospital, na lista de presentes, geladeira, fogão, bonecos, ursos, entre outros. Maria Clara conta, o que motivou o gesto. “Como eu não estava mais usado os brinquedos achei melhor fazer outras pessoas felizes. Eu, meu irmão, minha mãe e minha avó, arrumamos tudo para trazermos alegria para as crianças que estão internadas, doentes e tristes. Com esses presentes elas ficarão felizes ao brincarem com todos esses brinquedos”.

Fonte: www.saude.to.gov.br

Crianças internadas em hospitais da capital comemoram seu dia


Quem pensou que passar o dia das crianças em um hospital seria sem graça e sem presentes se enganou, na tarde da última quarta-feira, 12, dia em que crianças de todo o Brasil comemoravam com seus familiares e amigos, servidores e voluntários do HMPDR - Hospital Maternidade Publica Dona Regina e do HGPP - Hospital Geral Público de Palmas sem empenharam para divertir e fazer com que os pais e as crianças internadas esquecessem por algumas horas que estavam em um ambiente hospitalar.


No Dona Regina, os 48 recém-nascidos internados no hospital foram presenteados com mordedores, entregues pela equipe da humanização e da diretoria do hospital. A administradora, Iris Gonzales, integrante da equipe da diretoria do HMPDR explicou que na maternidade a comemoração deve ser mais contida, pelo fato de os bebês atendidos serem ainda muito pequenos, mas a lembrança não poderia faltar, tendo em vista que este é o primeiro dia das crianças de cada uma delas.

Já no HGPP houve palhaços, músicas, cineminha e muita animação. A programação foi organizada pela equipe da humanização e contou com o apoio dos voluntários do grupo Mant, da Igreja de Cristo. O grupo é coordenado pela médica Evandra Denadai, que esclareceu que faz esse trabalho por entender que essas atividades lúdicas acalmam pacientes e auxiliam na sua recuperação.

É o que também acha a coordenadora do Setor de Humanização do HGPP, Cleide Mazotti. Segundo ela essas ações servem para mostrar as crianças que hospital pode ser lugar de alegria, além disso, ajuda a melhorar a relação entre os servidores do hospital e os pacientes. ”Eles passam a nos ver de outra maneira, tira a impressão negativa de que funcionário de hospital só serve pra dar remédio e injeção”, explica a coordenadora.

“Eu já estava com dó do meu filho pensando que ele ia passar o dia das crianças num quarto de hospital sem nada para fazer e sem ninguém para brincar”, foi o que revelou a dona de casa Neuracy Moreira Reis, moradora da cidade de Barrolândia, que está acompanhando o filho Marcos Vinicius Reis da Silva de 11 anos internado há 2 semanas no HGPP. O menino contou que ganhou 2 presentes porque no dia do aniversário dele, comemorado em 30 de setembro, ele já estava internado e não pode comemorar em casa. “Achei muito bom, ganhei um carrinho e uma bola, valeu como presente de aniversário e dia das crianças, e eu estava achando q não ia ganhar nada”, disse empolgado o pequeno Marcos.

A Secretaria Estadual da Juventude também foi parceira nessa comemoração, doou às crianças internadas no HGPP e no Hospital Infantil kits com presentes e lanches, o que foi um atrativo a mais nas festividades.


Fonte: www.saude.to.gov.br

Hospital Público de Porto Nacional comemora Dia do Fisioterapeuta

Em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta, o HRPPN – Hospital Regional Público de Porto Nacional por meio da Direção Geral e da Coordenação de Fisioterapia do hospital realizou na manhã desta quinta-feira, 13, no auditório do HRPPN, uma Palestra sobre “Fisioterapia Respiratória em Pacientes Queimados”.

O objetivo do momento foi atualizar o conhecimento dos profissionais sobre o atendimento a pacientes com lesão inalatória e também homenagear os fisioterapeutas com um café da manhã especial.

A palestra reuniu cerca de 30 profissionais da área e foi ministrada pelo Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Hospitalar com Ênfase em UTI, Bruno Gonçalves Lopes.

Para a fisioterapeuta, Tatiana Bonilha, a palestra reciclou a informação adquirida na graduação, “agora poderei proporcionar um atendimento especializado aos pacientes com queimadura”, conclui.

Fonte: www.saude.to.gov.br

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mudanças na saúde exigem melhor formação dos profissionais

Atualmente, o setor está muito mais complexo e a administração hospitalar necessita de profissionais que entendam de logística, governança, sustentabilidade e gestão do conhecimento


Devido ao aumento dos custos e da complexidade das práticas médicas, têm ocorrido mudanças rápidas e profundas na saúde pública dá década de 70 para cá. Essas são as palavras do coordenador de ciência, tecnologia e insumos estratégicos de saúde da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo, Sérgio Müller.

De acordo com ele, essas mudanças se refletem na organização e na complexidade das instituições de saúde. Ele enfatiza que a direção de um hospital hoje não é feita como antes, apenas pelo diretor e sim que atualmente possui em sua estrutura conselhos, subdiretorias e é responsável pela organização de muitos serviços que devem funcionar de forma harmoniosa. Passamos a precisar de profissionais na administração que saibam logística, governança, sustentabilidade e gestão do conhecimento, afirma.

Além disso, um mesmo profissional deve executar tarefas tanto administrativas quanto clínicas. Isso leva a exigências maiores de formação e de atualização profissional, que Müller considera uma responsabilidade também do sistema educacional. É preciso também pensar o financiamento adequado da Saúde no país.

Müller defendeu também a definição de diretrizes de atuação pelos Conselhos de classe profissional para que sejam estabelecidos protocolos de atuação clínica em cada serviço de saúde.

Em sua explanação no 2º Fórum de Enfermagem Coren-SP/AMB, Müller comparou dados de 1998 a 2010 e como projeção para o futuro próximo, apontou a importância da Bioengenharia e de procedimentos não-invasivos, além do combate às neoplasias, que tiveram aumento de 57% nestes 12 anos.

Para tanto, de acordo com ele, o debate científico deve ser contínuo e permanente.

Fonte: www.saudebusiness.com.br

Hospital Tia Dedé realiza Semana da Criança

O HMIPTD – Hospital Materno Infantil Público Tia Dedé por meio do NEP – Núcleo de Educação Permanente realiza nesta terça e quarta-feira, 11 e 12, a partir das 9h30, no próprio hospital, em Porto Nacional, uma programação em comemoração ao Dia das Crianças. A Semana teve início na segunda-feira, 10.

O objetivo do momento é valorizar a criança, oferecendo amor e alegria, além de afirmar o seu lugar de sujeito e sua condição de liberdade, mesmo diante do momento de fragilidade vivenciado frente à hospitalização.

Na ocasião, haverá apresentação de Coral e teatro religioso, os Doutores da Alegria (Grupo MEDvirto) apresentação Cultural da Apae, além da entrega de presentes para as crianças hospitalizadas.

A comemoração conta também com o apoio dos estagiários do curso de Serviço Social da Unitins, supervisionados pela Assistente Social do HMIPTD, Gualdina Facundes, que arrecadaram brinquedos para serem distribuídos durante a semana.

Crianças do Hospital Regional Público de Paraíso comemoram o Dia das Crianças

É com muita alegria e diversão que as crianças internadas no HRPP - Hospital Regional Público de Paraíso participam nesta tarde de terça-feira, 15, a partir das 15h, no próprio hospital, de uma festa em comemoração ao Dia das Crianças, promovida pelo HRPP por meio do NEP – Núcleo de Educação Permanente.

A comemoração tem o intuito de alegrar o ambiente hospitalar, aliviando o stress causado pela internação e tornando mais ameno a permanência hospitalar para as crianças que estão internadas e em observação.

Durante a programação, haverá oração, canções acompanhadas de violão, brincadeiras, teatro de fantoches, apresentação dos Doutores da Alegria, lanche, entrega de presentes e a dramatização interativa da estória “Chapeuzinho Vermelho”, apresentada pelos próprios servidores do Hospital.

Fonte: www.saude.to.gov.br

Banco de Leite Humano participa de Comemoração do Dia das Crianças no Quartel Geral

A convite do presidente do FAM/ TO - Fundo de Assistência aos Militares do Tocantins, coronel Glauber de Oliveira Santos, a equipe do BLH - Banco de Leite do HMPDR - Hospital e Maternidade Pública Dona Regina participou nesta manhã, 11, do lançamento do Projeto “FAM em Ação – Dia das Crianças, no QCG - Quartel do Comando Geral em Palmas.

Durante todo o dia no QCG as crianças dos beneficiários do FAM terão oportunidade de participarem de muitas atividades como brincadeiras lúdicas, piscina de bolinhas, pula-pula, lanches, pipoca, picolé e algodão-doce. No evento, o BLH montou um estande, onde orientarão as pessoas sobre amamentação e doação de leite materno.

De acordo com a coordenadora do BLH do HMPDR, Walkíria Pinheiro, “o evento é uma oportunidade para o Banco de Leite Humano sensibilizar a comunidade sobre o trabalho que realiza e sobre a importância da doação de leite materno”.

Para doar ou obter informações sobre doação as pessoas devem entrar em contato com o BLH através do 0800 646 8283 e (63) 3218-7734.

FAM

Conforme o diretor-presidente do FAM, coronel Glauber de Oliveira Santos, “O FAM visa atingir a saúde preventiva, e a nossa estratégia é, ao mesmo tempo em que temos a presença das crianças nessas atividades, também temos a presença dos pais para o acesso a muitas informações sobre saúde preventiva, nos estandes que montamos aqui”.

Do HMDR, estiveram na abertura do evento a Enfermeira do BLH, Maria Lúcia S. Carvalho, a coordenadora, Walkíria Pinheiro e a Secretária Executiva do Projeto Bombeiro Amigo do Peito, Sargento Fontoura, que atua no HMDR.

Fonte: www.saude.to.gov.br

HGPP recebe Máquina de Hemodinâmica

Foi entregue na manha desta terça-feira, 11, uma Máquina de Hemodinâmica da marca Philips modelo Allura XPER FD 10 no HGPP- Hospital Geral Público de Palmas. A chegada desde aparelho significa um avanço tecnológico na assistência aos pacientes das áreas de cardiologia intervencionista, eletrofisiologia invasiva e marca-passo, cirurgia endovascular e neurointervenção.

Segundo Genildo Nunes, cardiologista e coordenador do serviço de cardiologia do hospital, as equipes destas especialidades aguardavam com anseio a aquisição deste aparelho. “A partir de agora podemos prestar um serviço com mais qualidade e dignidade ao usuário do sistema público de saúde do estado”. Afirma.

Fonte: www.saude.to.gov.br

HGPP comemora dia das Crianças

O HGPP- Hospital Geral Público de Palmas, por meio do serviço de humanização, comemora nesta quarta-feira, 12, o Dia das Crianças.

A programação começará às 14h30 com entrega de brinquedos e a participação do grupo Mant da Igreja de Cristo, além de animação com músicas e apresentação de fantoches nos leitos. A comemoração será até às 16h, com uma apresentação de dança, sessão de cinema com o filme Rio e lanche especial, no encerramento.

De acordo com Cleide Mazotti, coordenadora do setor de humanização, esse tipo de iniciativa se reflete de forma positiva no tratamento das crianças internadas. “A comemoração desse dia é importante para ajudar a criança em tratamento a se desenvolver, por meio da arte de brincar, ajudando na comunicação com os que a cercam”, explica.

Fonte: www.saude.to.gov.br

Hospital Infantil e Dona Regina preparam dia especial para as crianças

Para Comemorar o Dia das Crianças, os Hospitais HIPP - Infantil Público de Palmas Dr. Hugo Rocha da Silva e HMPDR - Maternidade Pública Dona Regina Siqueira Campos, realizam nesta quarta-feira, 12, um dia todo especial para as crianças internadas no HIPP e nascidas no HMPDR.

No Infantil a programação inicia às 9h30, com momento de oração feito por uma criança, em seguida tem a caixa surpresa, parabéns para crianças, contação de estórias, e às 11h, entrega de presentes. Já no período da tarde, a partir das 14h, os pacientes irão assistir filmes no cineminha, montado especialmente para eles, se divertirão nos brinquedos infláveis, escultura de balões, intervenções com palhaços nas enfermarias, músicas nos leitos e teatro de fantoches.

Já a direção do HMPDR, por meio do serviço social e humanização, entregam às 15h, lembrancinha para os bebês nascidos na unidade hospitalar.


Fonte: www.saude.to.gov.br

Paciente homenageia Hospital Dona Regina na véspera do Dia das Crianças

A paciente Darcilene Teixeira da Silva, que deu luz a uma menina no último dia 03, no HMPDR - Hospital e Maternidade Dona Regina, onde permanece até hoje, devido um problema de infecção, na véspera do Dia das Crianças homenageia o Hospital, funcionários e mães que deram luz na maternidade.
Conforme a paciente, que veio de Brasília e há quatro anos mora em Palmas, mãe de três filhos, contando com a menor, única nascida no HMPDR, na homenagem ela quis passar que, apesar de o Hospital ser Dona. “Dona é a mãe e Regina é a filha, ou seja, ela é Dona, que é capaz de dar a vida às pessoas, dar o leite materno para as crianças sobreviverem. É doar para as pessoas e não guardar para si. Ela sente tudo que falo na mensagem abaixo, mas dar a quem precisa. E hoje, véspera do Dia das Crianças eu venho homenagear a todos e em especial as mães que tiveram filho aqui, lugar onde fui tratada com respeito, profissionalismo, carinho e dedicação”.

Dona Regina quer dizer o quê?

Ser Dona é carregar primeiro!
A surpresa, a descoberta, o pensamento, as informações, o conhecimento ou simplesmente...
Os enjôos, os desejos, os momentos, os sorrisos, as novidades, as mudanças; ou...
As dúvidas, as dores, os gritos, as forças, o leite materno, o alívio, a felicidade e as realizações de tudo que participamos, aqui dentro.

Darcilene Teixeira da Silva – 104 B, para toda a equipe hospitalar do Dona Regina meus agradecimento de coração


Fonte: www.saude.to.gov.br

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Hospital realiza Jornada de fisioterapia

Evento gratuito vai discutir as principais atualidades na área

Cuidados pré e pós-cirurgia bariátrica, distúrbios osteomusculares em profissionais de telemarketing e o impacto da incontinência urinária na vida dos idosos. Esses e outros temas serão discutidos durante a Jornada de Fisioterapia, que será realizada no dia 21 de outubro, no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), na Tijuca (RJ). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por telefone ou e-mail.

“O objetivo é atualizar os participantes com novas técnicas de atendimento na área de fisioterapia. Esse ano, abordaremos as novidades fisioterápicas nas áreas de ortopedia, neonatologia, geriatria, entre outras”, destaca a fisioterapeuta do HSVP, Denise Portugal, que também é organizadora do evento.

A Jornada é destinada a estudantes e profissionais da área de saúde e será composta de oito palestras, ministradas por profissionais do HSVP e de outras instituições de saúde. A programação inclui ainda temas como prevalência de distúrbios posturais entre músicos tecladistas e a Síndrome do túnel do carpo.

Serviço: Jornada de Fisioterapia

Data: 21 de outubro

Horário: das 13h às 17h

Inscrições: Gratuitas, telefone (21)2563-2147 ou e-mail comunicacao@hsvp.org.br

Local: Hospital São Vicente de Paulo – Centro de Convenções Irmã Mathilde - Rua Doutor Satamini, 333, Tijuca.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

SB Comunicação, tel. (21)3798.4357

Simone Beja, tel.(21)9367-3722

Cristina Miguez, tel. (21)8214-8996

Kadu Cayres, tel. (21)8695-3546

Hospital Tia Dedé debate política de humanização no serviço


Baseado nos conceitos e princípios da Política Nacional de Humanização – PNH, o Hospital e Maternidade Pública Tia Dedé, por meio do NEP – Núcleo de Educação Permanente, está capacitando toda sua equipe com o objetivo de promover um espaço para debates e reflexões a respeito dessa política. O curso acontece nesta quinta e sexta-feira, 06 e 07, no auditório do hospital, e está sendo ministrado pela psicóloga Sidneia Miranda.

A PNH foi lançada em 2003, e busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. De acordo com o Ministério da Saúde, essa política estimula a comunicação entre os gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento das relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.

Inscrições abertas aos servidores da Saúde para Curso Básico de Informática

A Sesau - Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Pró-Saúde, oferece curso básico de operação de computadores para servidores das unidades hopitalares que não possuem conhecimento inicial de como usar corretamente um computador.

O curso será certificado pela Escola Tocantinense do SUS – ETSUS e contará com opções de aulas nos três (03) períodos, ou seja, haverá aula manhã, tarde e noite para que possam ajustar ao seu horário disponível.

Para mais informações e inscrições, procure a diretoria da sua unidade hospitalar.

Terapia Ocupacional beneficia pacientes do HGPP

Escrito por Jakelyne Monteiro
Sex, 07 de Outubro de 2011 14:30


A Terapia Ocupacional é uma profissão de saúde que tem por objetivo reabilitar as pessoas para as atividades que elas deixaram de fazer devido a algum problema: físico, psiquiátrico, mental e social. O terapeuta ocupacional possibilita a reabilitação dos pacientes por meio de atividades que visam recuperar a função humana que pode ser a simples ação de escovar os dentes ou levar alimentos à boca, a mais complexa, como dirigir um automóvel.

No HGPP- Hospital Geral Público de Palmas o serviço de terapia ocupacional é oferecido à população desde a sua inauguração em 2005. Este serviço atende pacientes nas áreas de psiquiatria, clínica médica, neurologia e pacientes da UTI. Os atendimentos são feitos de forma individual ou em grupos por meio de oficinas.

De acordo com Gisela Tebaldi, terapeuta ocupacional do hospital, a função principal de sua profissão é a busca da autonomia e independência do paciente. “Temos o objetivo de promover a qualidade de vida e tratar de todas as pessoas que desejam um melhor estado de saúde a apresentam disfunções e distúrbios que dificultem a realização das atividades da vida diária, do lazer e do trabalho, desde recém- nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos”, afirma.

Na vida de Terezinha de Jesus, paciente internada desde julho deste ano, o tratamento foi fundamental para a recuperação de sua auto-estima. “Quando cheguei aqui no hospital, com tantas dores achei que minhas obrigações aqui na Terra teriam chegado ao fim, me sentia inútil. Até que recebi a visita da terapeuta Alexsandra dos Santos, que me ensinou o significado do trabalho dela. A partir disso percebi que poderia continuar a fazer minhas tarefas do dia a dia”. Declara.

Profissão

No mundo, a Terapia Ocupacional nasceu na Primeira Guerra Mundial. No Brasil, o primeiro curso foi criado na Faculdade de Medicina da USP, há mais ou menos 50 anos.

As áreas de desenvolvimento desta profissão são vastas, pois a incapacidade funcional pode e é causada por vários fatores (congênitos, stress, traumas físicos, psíquicos e neurológicos, dentre outros).

Fonte: www.saude.to.gov.br

Hospital Infantil capacita residentes, internos e servidores sobre prontuário de pacientes

Escrito por Lúcia Gomes
Sex, 07 de Outubro de 2011 16:38


“Um prontuário bem elaborado é um instrumento de grande valia tanto para médicos, quanto para pacientes”, explicou a médica pediatra do HIPP - Hospital Infantil Público de Palmas, Andrea Amaral, que ministrou curso sobre o tema para servidores de diferentes áreas e, também, residentes e internos de medicina, na manhã desta sexta-feira, 07, no próprio hospital.

Segundo a pediatra, essa capacitação é bastante relevante tendo em vista que o prontuário reúne todas as informações do paciente durante os momentos em que ele precisou do atendimento hospitalar e quando não manuseado e preenchido corretamente pode trazer problemas para toda a rede de acolhimento.

Ela explicou ainda que os participantes do curso receberam orientações sobre o cuidado que se deve ter no detalhamento dos dados, isso porque o preenchimento adequado é um direito do paciente e pode servir como prova em caso de possíveis prejuízos ou de reivindicação de direitos perante o médico e o hospital. Já para os profissionais de saúde, o documento também serve para ampará-los na defesa contra possíveis acusações contra seus procedimentos, pois deve constar informações exatas sobre o tratamento feito e o resultado alcançado.

Até o final do mês de outubro estão previstos mais seis cursos para os servidores, residentes e internos do HIPP com orientações acerca dos seguintes temas: avaliação e classificação de risco, uso de equipamentos de proteção individual, dengue, entre outros.