segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Terapia Ocupacional beneficia pacientes do HGPP

Escrito por Jakelyne Monteiro
Sex, 07 de Outubro de 2011 14:30


A Terapia Ocupacional é uma profissão de saúde que tem por objetivo reabilitar as pessoas para as atividades que elas deixaram de fazer devido a algum problema: físico, psiquiátrico, mental e social. O terapeuta ocupacional possibilita a reabilitação dos pacientes por meio de atividades que visam recuperar a função humana que pode ser a simples ação de escovar os dentes ou levar alimentos à boca, a mais complexa, como dirigir um automóvel.

No HGPP- Hospital Geral Público de Palmas o serviço de terapia ocupacional é oferecido à população desde a sua inauguração em 2005. Este serviço atende pacientes nas áreas de psiquiatria, clínica médica, neurologia e pacientes da UTI. Os atendimentos são feitos de forma individual ou em grupos por meio de oficinas.

De acordo com Gisela Tebaldi, terapeuta ocupacional do hospital, a função principal de sua profissão é a busca da autonomia e independência do paciente. “Temos o objetivo de promover a qualidade de vida e tratar de todas as pessoas que desejam um melhor estado de saúde a apresentam disfunções e distúrbios que dificultem a realização das atividades da vida diária, do lazer e do trabalho, desde recém- nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos”, afirma.

Na vida de Terezinha de Jesus, paciente internada desde julho deste ano, o tratamento foi fundamental para a recuperação de sua auto-estima. “Quando cheguei aqui no hospital, com tantas dores achei que minhas obrigações aqui na Terra teriam chegado ao fim, me sentia inútil. Até que recebi a visita da terapeuta Alexsandra dos Santos, que me ensinou o significado do trabalho dela. A partir disso percebi que poderia continuar a fazer minhas tarefas do dia a dia”. Declara.

Profissão

No mundo, a Terapia Ocupacional nasceu na Primeira Guerra Mundial. No Brasil, o primeiro curso foi criado na Faculdade de Medicina da USP, há mais ou menos 50 anos.

As áreas de desenvolvimento desta profissão são vastas, pois a incapacidade funcional pode e é causada por vários fatores (congênitos, stress, traumas físicos, psíquicos e neurológicos, dentre outros).

Fonte: www.saude.to.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário