quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Aparelho de tomografia do HRA está disponível à população

41 dias após assumir o gerenciamento do Hospital Regional de Araguaína, a Pró-Saúde garantiu o funcionamento do aparelho de Tomografia adquirido pelo Estado em abril de 2010 e que deve beneficiar uma população de cerca de 500 mil pessoas.

Instalado nas dependências do Hospital Regional Público de Araguaína, o aparelho de 16 Canais, único desse porte no Estado entre todos os existentes, mesmo de Clínicas Particulares, o aparelho encontrava–se parado desde então, por falta de operador.

Essa situação prejudicava os pacientes internados no HRA, que tinham que sair do Hospital na ambulância do SAMU, acompanhado pelo Médico plantonista do Hospital até o Centro de Tomografia Computadorizada – CDT, para a realização das Tomografias, o que gerava grandes transtornos. Pacientes graves tinham que ser removidos, o que não é recomendado, e o médico deixava o plantão para acompanhar o paciente.

Pensando na resolubilidade dos pacientes a Pró-Saúde se empenhou em colocar para funcionar o aparelho. Para isso foi contratada a empresa Clínica da Imagem, que está realizando os exames de tomografia de pacientes internados, nas dependências do HRA, desde a última terça-feira, 11.

O que é

A Tomografia Computadorizada é um exame diagnóstico que produz imagens com grande clareza de qualquer parte do interior do corpo humano. É totalmente indolor e não apresenta nenhuma contraindicação, qualquer paciente pode realizá-lo.

Como é Feito o Exame

O paciente permanece deitado e imagens da região a ser estudada são captadas através de um arco que emite as imagens para um computador. A duração do exame é de apenas 15 minutos. O único desconforto é o de permanecer imóvel para que as imagens possam ser reproduzidas com qualidade. O técnico responsável pode se comunicar com o paciente durante toda a realização do exame.



Giuliano Germano
Ascom/Pró-Saúde-TO