quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Conheça as propostas para a saúde divulgadas no horário eleitoral

José Serra e Dilma Rousseff falam sobre ações já realizadas e propõem mudanças para o setor

A saúde dominou o horário eleitoral gratuito de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), exibidos pelas emissoras de televisão brasileiras nesta terça-feira (19).


Serra
Logo no início, o programa eleitoral do candidato petista da terça-feira (19) expôs ações realizadas por Serra no setor de saúde reiterando que ele multiplicou por nove as equipes de médicos e enfermeira. A propaganda diz também que, como prefeito de São Paulo, Serra conclui a construção dos hospitais municipais Cidade Tiradentes e M"Boi Mirim.

Serra comentou sua experiência como gestor da saúde pública e reiterou suas propostas. "A saúde está ruim em todo o Brasil. Se o próximo presidente não se empenhar pessoalmente, não vai melhorar. É por isso que tenho proposto a construção de policlínicas e a formação da Rede Zilda Arns para deficientes. Tudo isso precisa ser coordenado pelo presidente".


Dilma
Já a candidata petista apresentou suas propostas para a saúde pública, como o Saúde da Família, ampliação das ambulâncias do Samu e a Rede Cegonha.

"Mulher tem esse lado de cuidar e a gente olha o processo do início até o fim. Mulher cuida, cuida mesmo. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são um modelo eficiente para combater a superlotação dos hospitais", disse a candidata, que prometeu a construção de 500 UPAs em todo o país.

"O grande compromisso que assumo com a população é melhorar o atendimento. Vamos acabar com as filas nos exames e atendimentos complexos. Para solucionar o problema, vou criar cursos de capacitação para quem atende", disse.

Hospitais e Clínicas Investem em Mimos para os Pacientes

Por: Rosilene Miliotti
SB Comunicação/RJ

Hospitais e clínicas investem em serviços diferenciados para fidelizar clientes

Internet sem fio no quarto, mensagens de texto para lembrar a consulta ou oexame, o 'primeiro bercinho' do bebê. Esses são alguns itens da lista dosagrados que clínicas e hospitais vêm oferecendo aos pacientes. A exemplo de lojas de grifes que tratam seus clientes de forma especial para deslumbraros clientes, hospitais e clínicas também oferecem um carinho a mais aos seuspacientes.

Na Clínica Pró Nascer (RJ), especializada em reprodução assistida, asfuturas mamães que optam pela Fertilização in Vitro são presenteadas com o'primeiro bercinho' do bebê. O 'presente' trata-se da plaquinha onde ficaramos embriões, até o momento da transferência para o útero da mamãe.

Segundo a biomédica Roberta Nogueira, as pacientes ficam muito surpresas eemocionadas com o mimo. "Elas adoram! Incluem até no álbum do bebê", diz. Aideia, que recebeu o apelido carinhoso de 'Primeiro Bercinho do Bebê' foiadotada desde a inauguração da clínica há sete anos. "A plaquinha vai com onome da mamãe e do marido, e escrevemos: Boa Sorte!", completa aespecialista.


Entretenimento durante internação

No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no Rio de Janeiro, os quartos sãoequipados com sistema de internet sem fio, sem custo adicional na diária dopaciente. O serviço é extensivo ao acompanhante que levar seu laptop: Bastalocalizar a rede interna do hospital e navegar sem limite.

Segundo a gerente de Hotelaria do HSVP, Mônica Rodrigues, o serviço, que éoferecido desde 2005, tem o objetivo de facilitar a vida dos pacientes emanter a interatividade com seus afazeres habituais. "Assim que sãoapresentados ao quarto, o paciente é orientado por um auxiliar de hotelariasobre o serviço", conta a gerente.

Outra instituição que oferece além do bom atendimento e da excelência médicaé o Hospital Balbino (RJ), que implantou o serviço confirmação de consultase exames agendados através de SMS, o permitindo ao paciente não esquecer ocompromisso e até desmarcá-lo, se necessário. O serviço funciona desde oinício de julho e os resultados já começam a aparecer. "Logo no primeirodia, vários clientes entraram em contato para desmarcar consulta comantecedência. Com isso, podemos abrir agendamento para outros que estão naespera", afirma a coordenadora do Setor de Atendimento, Jana Brasil.

Com cerca de 700 mensagens diárias, a ideia da direção do hospital é, nofuturo, utilizar o serviço também para envio de dicas de saúde, mensagens deaniversário e outras divulgações para seus clientes. Outro mimo oferecidopelo Balbino é o serviço de mensagem para o amigo internado. A ferramentaserve para estreitar a distância dos familiares e amigos que, por algummotivo, não podem visitar o paciente. Para a ouvidora Evaneide Moreira, queencaminha os recados para os pacientes, a mensagem é uma forma de mostrarsolidariedade, atenção e carinho ao paciente internado. "O objetivo destainiciativa é viabilizar a comunicação de quem não pode estar junto aopaciente, mas que gostaria de se mostrar presente de alguma forma, sobretudoem internações de longa permanência", explica.

Como Identificar a Rentabilidade dos Produtos Hospitalares

Por: Flávia Salgado Resende


Nas instituições de saúde, o sistema de gestão de custos é importante para o aumento da eficiência dos processos, aumento da rentabilidade e consenquentemente para a melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente. Além disso, de acordo com LIMA et al, a gestão de custos em uma organização hospitalar é apresentada como um instrumento gerencial fundamental para o controle dos recursos da mesma, sejam eles financeiros, materiais ou patrimoniais.

Para entender a importância da rentabilidade na Instituição Hospitalar é essencial conhecer o conceito da mesma. Rentabilidade é o valor do lucro com a venda, ou seja, é a medida do retorno de um investimento. Calcula-se a rentabilidade dividindo o valor do lucro com a venda pelo valor dos ativos instalados no hospital. Portanto, podemos dizer que rentabilidade é a quantia de dinheiro que a Instituição de Saúde ganha para cada quantia investida.

O lucro é produto do preço das vendas deduzindo os custos e as despesas. Segundo Matos, os registros dos insumos utilizados nas atividades operacionais compreendem custos e despesas. Os custos são representados por insumos pertinentes ao processo de produção e as despesas são representadas pelos insumos não relacionados ao processo de produção.

A definição do preço e da rentabilidade é resultado do processo de planejamento e da interação das diversas áreas internas e externas da organização de saúde, sendo estratégica a decisão da formação de preço de vendas dos serviços. Para a realização de venda de um produto ou serviço é necessário a utilização de uma tabela de preços. Os parâmetros para a tabela e as informações de custos são essenciais para a sua elaboração.

Em pesquisa realizada pela Grant Thornton, International Business Report, foi demonstrado que a inovação de produtos é vista como a iniciativa mais bem sucedida para o aumento da rentabilidade e impulso dos negócios entre as empresas privadas. A inovação foi citada por 20% dos participantes, seguida da redução de custos (18%) e estratégia de formação de preços de vendas (13%).

Segundo a Terco Grant Thornton para as empresas que planejam inovar é necessário seguir os seguintes conselhos:
- Busque oportunidades criadas pelos efeitos da crise econômica;
- Crie recursos para inovação;
- Ofereça produtos e serviços de acordo com as condições econômicas atuais;
- Esteja aberto a idéias;
- Controle cuidadosamente os riscos;
- Colabore para que clientes e fornecedores desenvolvam novas idéias;
- Examine processso e modelos comerciais inovadores, assim como produtos para melhorar a sua eficiência

Nesta pesquisa, a prioridade de ação dos empresários brasileiros foi à redução de custos, segundo Roberto Strohschoen de Lacerda, sócio da Terco Grant Thornton algumas medidas são fundamentais para a realização da redução de custos:
- Entenda com profundidade como os custos são gerados;
- Busque economias nas compras e negociação com fornecedores;
- Evite investimentos em estoques,
- Busque sinergias com empresas parceiras ou complementares;
- Controle com sabedoria o seu caixa;
- Busque terceirizar atividades ou processos que não são chaves para o negócio.

Segundo SOUZA et al, para analisar o desempenho rentável da Instituição de Saúde é necessário levar em consideração os seguintes indicadores:

- Indice de Giro Ativo: este índice mostra se o hospital está prestando um volume apropriado de serviços indicando quanto faturou para cada R$1,00 de investimento no ativo total hospitalar. Calcula-se esta índice através da fórmula: Receita Operacional Líquida (ROL) / Ativo Total (AT);

- Índice de retorno sobre o Ativo: Este índice indica o valor em R$ do lucro líquido ou superávit do hospital no período para cada R$100,00 investido pelo hospital no ativo total, é, portanto, uma medida do potencial de geração de lucro da parte do hospital. Calcula-se este índice através da fórmula: (Lucro Liquido (LL)/ Ativo Total (AT)) X 100;

- Índice de retorno sobre o patrimônio liquido: Indica a rentabilidade em R$ para cada R$100,00 aplicados pelos proprietários ou acionistas no hospital, sendo assim de particular interesse para esses, pois indica o quanto estarão obtendo de retorno anual em relação aos seus investimentos no hospital. Calcula-se este índice através da fórmula: (Lucro Liquido (LL)/ Patrimônio liquido médio (PLm)) x 100.

O processo de definições de preços e rentabilidade das empresas envolve uma gama de variáveis econômicas, financeiras e operacionais regidas pelas teorias de mercado, de custos e econômica. Os indicadores relacionados acima são formas de monitoramento que devem ser utilizados pelas Instituições de Saúde na avaliação do desempenho rentável e para tomada de decisões.

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www.iagsaude.com.br