sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Leopoldina ganha centro médico com especialistas em alta complexidade

Por:
Kadu Cayres
Jornalista
SB Comunicação


A partir de outubro, o bairro de Bonsucesso, na Zona da Leopoldina do Rio de Janeiro, ganha um centro médico com capacidade para atender dez mil pessoas por mês. A BalClinic é uma nova unidade de saúde, pertencente ao Hospital Balbino (em Olaria), com dez consultórios e postos de coleta de exames laboratoriais (hemograma, bioquímica do sangue, entre outros) em funcionamento para atendimento ao público.

Consultas nas especialidades clínicas de alta complexidade como cardiologia, neurocirurgia, urologia, cirurgia geral, cirurgia vascular e neurologia, além do centro de oftalmologia, que foi transferido do hospital em Olaria para esse novo centro em Bonsucesso, poderão ser agendados com hora marcada já a partir do início de outubro.

Segundo José Roberto Murad, diretor-médico do Hospital Balbino, a BalClinic surge para facilitar a vida do público daquela região, que busca atendimento clínico rápido e de qualidade. "Bonsucesso é um bairro com grande concentração populacional. Há muitos trabalhadores que, na maioria das vezes, têm apenas o horário do almoço para ir ao médico. Diante disso, será uma vantagem ter um bom centro médico por perto", esclarece o diretor.

O prédio de dois andares, que teve investimento de R$ 400 mil em obras, mobiliário e equipamentos, vai oferecer atendimento diferenciado, como consultórios e banheiros adaptados para clientes com necessidades especiais e sistema otimizado de atendimento, para que o tempo de espera do paciente seja de, no máximo, 30 minutos.

O novo centro fica próximo à Praça das Nações, local de fácil acesso para quem chega de carro, ônibus, trem ou transporte alternativo.

Serviço:
BalClinic
Rua Baturité, 19 – Bonsucesso
Atendimento: de segunda à sexta, das 7h às 17h.
Marcação de Consultas: 3977-2000

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Núcleo de Educação Permanente do Hospital Infantil divulga agenda de capacitações

A coordenadora do NEP – Núcleo de Educação Permanente do HIPP – Hospital Infantil Público de Palmas, Fabrícia do Carmo Simão, divulgou na manhã desta terça-feira, 04, a agenda de capacitações da Unidade.
De acordo com a coordenadora, é importante a divulgação da agenda para os profissionais se organizarem e participarem. “Nosso principal objetivo é qualificar a equipe multiprofissional para que possamos sempre melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes pediátricos do nosso Hospital. Ressaltamos ainda, que no decorrer do ano serão planejadas outras capacitações para todos os nossos servidores”, destaca.A capacitação para a equipe da limpeza e rouparia, sobre Princípios Básicos de Higiene, que iniciou ontem, e estava programada para encerrar amanhã, encerrou hoje devido ter atingido todo o público alvo. Já a capacitação sobre meningite segue até amanhã, 05.

As consultoras da empresa Higienus, Bruna Mendes e Aldeniz Roseno, que ministraram a capacitação, destacaram os principais pontos debatidos e ressaltaram a importância dos profissionais participarem. “O nosso objetivo é promover a conscientização quanto ao uso de EPIS e higienização das mãos, garantindo condições adequadas de limpeza e desinfecção das áreas, proporcionando bem estar, conforto e segurança aos pacientes, acompanhantes e funcionários. Por isso, é importante a participação de todos os colaboradores de higiene e rouparia para desenvolver um trabalho com qualidade e segurança”.

Hospital Infantil realiza primeira cirurgia odonto-pediátrica


Por Lúcia Gomes


Na manhã desta segunda-feira, 03, o pequeno Victor Hernandes Alves Cardoso, de 11 anos, morador do município de Brejinho de Nazaré, foi submetido a um procedimento pioneiro no HIPP - Hospital Infantil Público de Palmas. Durante duas horas o garoto, portador de Síndrome de Down, passou por cirurgia odontológica no centro cirúrgico do hospital.

Segundo o cirurgião dentista que realizou o procedimento, Evaldo Bardi, essa é primeira cirurgia odonto-pediátrica realizada no HIPP. Ele esclareceu que pacientes com necessidades especiais como são, por exemplo, os portadores de cardiopatias, doenças hematológicas, deficiência mental e Síndrome de Down, como é o caso de Victor, necessitam de um atendimento diferenciado, tendo em vista que a maior parte deles apresenta características que dificultam o trabalho dos profissionais em consultório. Assim, para esses casos o mais indicado é o tratamento odontológico sob anestesia geral e em centro cirúrgico, por oferecer menos riscos aos pacientes.

O outro membro da equipe de odontologia do hospital e que também participou da cirurgia realizada em Victor, o cirugião dentista Cirillo Carvalho, explicou que para serem atendidos no HIPP, os pacientes que necessitarem de atendimento odontológico de alta complexidade precisam ter menos de 12 anos de idade e devem ser encaminhados pelo serviço de saúde de referência dos seus municípios. Foi assim com Victor, ele veio encaminhado do CEO - Centro de Especialidade Odontológica – de Porto Nacional.

A mãe do menino, Osailde Hernandes Alves Cardoso, se mostrou satisfeita com o resultado do trabalho da equipe. “Até a alimentação do meu filho estava prejudicada, ele sentia muitas dores por causa dos dentes careados e se recusava a comer, além de chorar muito e não querer nem participar de brincadeiras com os amiguinhos”. Dona Osailde notou que logo após o repouso da cirurgia o filho já estava se divertindo com as atividades lúdicas da brinquedoteca do hospital e não se queixou mais das dores insuportáveis que sentia. Antes da alta do filho, a mãe de Victor também recebeu orientações sobre a correta higienização para manter a saúde bucal e evitar que ele precise de novas intervenções cirúrgicas.


O diretor Geral do HIPP, Giovani Merenda, destacou que a implantação desse serviço é uma das primeiras conquistas alcançadas pelo hospital após o início da gestão compartilhada Sesau/Pró-Saúde. Antes, a equipe só fazia atendimentos de pequeno porte como avaliação, limpeza, higienização, assim como palestras educativas. Assim que assumiu a direção no início do mês de setembro, Giovani verificou uma demanda reprimida no serviço de cirurgias odontológicas e, juntamente com a equipe de profissionais da área, providenciou os meios necessários para que o serviço começasse a ser oferecido.

Equipes Multiprofissionais

De acordo com a diretora administrativa do hospital, Patrícia Vecchione, o trabalho das equipes multiprofissionais muitas vezes passa despercebido, já que a maior parte da população foca suas atenções apenas para a atividade dos médicos e enfermeiros, entretanto ela lembra que a rede de saúde funciona graças ao trabalho de profissionais de diferentes áreas da atenção e por meio da dedicação de cada um é possível o pleno restabelecimento da saúde dos pacientes.

No HIPP além dos cirurgiões dentistas, a equipe multiprofissional que dá suporte aos usuários é composta de profissionais psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas e pedagogos.


Fonte: www.saude.to.gov.br