sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Crianças internadas em hospitais da capital comemoram seu dia


Quem pensou que passar o dia das crianças em um hospital seria sem graça e sem presentes se enganou, na tarde da última quarta-feira, 12, dia em que crianças de todo o Brasil comemoravam com seus familiares e amigos, servidores e voluntários do HMPDR - Hospital Maternidade Publica Dona Regina e do HGPP - Hospital Geral Público de Palmas sem empenharam para divertir e fazer com que os pais e as crianças internadas esquecessem por algumas horas que estavam em um ambiente hospitalar.


No Dona Regina, os 48 recém-nascidos internados no hospital foram presenteados com mordedores, entregues pela equipe da humanização e da diretoria do hospital. A administradora, Iris Gonzales, integrante da equipe da diretoria do HMPDR explicou que na maternidade a comemoração deve ser mais contida, pelo fato de os bebês atendidos serem ainda muito pequenos, mas a lembrança não poderia faltar, tendo em vista que este é o primeiro dia das crianças de cada uma delas.

Já no HGPP houve palhaços, músicas, cineminha e muita animação. A programação foi organizada pela equipe da humanização e contou com o apoio dos voluntários do grupo Mant, da Igreja de Cristo. O grupo é coordenado pela médica Evandra Denadai, que esclareceu que faz esse trabalho por entender que essas atividades lúdicas acalmam pacientes e auxiliam na sua recuperação.

É o que também acha a coordenadora do Setor de Humanização do HGPP, Cleide Mazotti. Segundo ela essas ações servem para mostrar as crianças que hospital pode ser lugar de alegria, além disso, ajuda a melhorar a relação entre os servidores do hospital e os pacientes. ”Eles passam a nos ver de outra maneira, tira a impressão negativa de que funcionário de hospital só serve pra dar remédio e injeção”, explica a coordenadora.

“Eu já estava com dó do meu filho pensando que ele ia passar o dia das crianças num quarto de hospital sem nada para fazer e sem ninguém para brincar”, foi o que revelou a dona de casa Neuracy Moreira Reis, moradora da cidade de Barrolândia, que está acompanhando o filho Marcos Vinicius Reis da Silva de 11 anos internado há 2 semanas no HGPP. O menino contou que ganhou 2 presentes porque no dia do aniversário dele, comemorado em 30 de setembro, ele já estava internado e não pode comemorar em casa. “Achei muito bom, ganhei um carrinho e uma bola, valeu como presente de aniversário e dia das crianças, e eu estava achando q não ia ganhar nada”, disse empolgado o pequeno Marcos.

A Secretaria Estadual da Juventude também foi parceira nessa comemoração, doou às crianças internadas no HGPP e no Hospital Infantil kits com presentes e lanches, o que foi um atrativo a mais nas festividades.


Fonte: www.saude.to.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário