sexta-feira, 14 de outubro de 2011

1ª Semana das Crianças do HRPG termina com muita alegria

Alegria e diversão são as palavras que definem a 1ª Semana das Crianças realizada desde a segunda-feira, 10, no HRPG – Hospital Regional Público de Gurupi.

Durante toda a semana, os profissionais que atuam na pediatria do HRPG, juntamente com a Liga de Humanização do Centro Universitário Unirg, visitaram os leitos do materno infantil e do HRPG conversando com cada paciente, levando alegria.

Teatro de variados grupos da cidade, música, contaçao de história, exibição de filmes infantis e entrega de brinquedos fizeram parte da programação.

Nesta sexta-feira, 14, o grupo de teatro do Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, apresentou nas duas recepções da unidade o teatro ‘chapeuzinho vermelho’. Ao final da peça, os atores infantis destacaram que à cada pessoa aparece um lobo mal, se referindo aos problemas do dia-a-dia, mas que todos necessitam ter força para vencê-lo.

A diretora do Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, Maria da Conceição Teixeira, destacou que foi bastante gratificante trazer os alunos para se apresentarem na unidade. “Temos muitas crianças que tem o espírito de integração e por isso a trouxemos aqui para trazer alegria aos internos” contou, destacando ainda, ser uma satisfação poder participar deste projeto.

A coordenadora do GTH- Grupo de Trabalho de Humanização e pediatria e maternidade do HRPG, enfermeira Leandra Barros, afirmou que o evento foi um sucesso e que as expectativas foram superadas.

A enfermeira pontuou que a comunidade se fez presente na unidade e que isso é o objetivo do grupo: inserir a comunidade dento do hospital. Ela também destacou que as pessoas que estavam internadas aceitaram bem a iniciativa, inclusive, pessoas ao receber alta procurou o grupo para pedir que o trabalho continue no decorrer do ano. Segundo a coordenadora, a intenção é esta: continuar o trabalho que com toda a certeza colabora para o bem-estar do interno.

Leandra destacou o empenho de todos os profissionais envolvidos no trabalho e o apoio da direção do hospital que deu suporte para que a iniciativa deixasse de ser apenas um sonho.

O diretor geral do HRPG, Valdemir Fernille Girato, afirmou estar satisfeito com a programação, que segundo ele, atingiu todos os objetivos. Ele destacou que a Pró-Saúde vai continuar incentivando atividades como estas. “Vamos continuar com este trabalho porque a Pró-Saúde e o Governo do Estado acreditam que humanização é o melhor caminho para colaborar com o bem-estar do nosso paciente”, enfatizou.

A diretora de enfermagem, Elisabeth Roci Kap, disse que o projeto foi maravilhoso e no ponto de vista dela, a alegria que as profissionais trazem ao hospital com esta iniciativa diminui o tempo de internação. “Queremos agradecer a direção do hospital que deu todo o apoio e abriu as portas para que outros profissionais pudessem entrar na unidade para colaborar com esta iniciativa positiva”.

Como os grupos de trabalho visitaram a ala adulta do hospital, os pacientes deste setor também aprovaram a iniciativa. Daniel Krahuku Javaé, de 23 anos, afirmou ter gostado da visita dos palhaços. Ele disse que o trabalho deles ameniza a tristeza que há em um hospital.

Dona Leila Maria Pereira, de 54 anos, que está internada há oito dias, também aprovou a visita dos palhaços. “Gostei e esse grupo tem que continuar fazendo este trabalho”, finalizou.

Fonte: www.saude.to.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário