quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Hospital Infantil realiza primeira cirurgia odonto-pediátrica


Por Lúcia Gomes


Na manhã desta segunda-feira, 03, o pequeno Victor Hernandes Alves Cardoso, de 11 anos, morador do município de Brejinho de Nazaré, foi submetido a um procedimento pioneiro no HIPP - Hospital Infantil Público de Palmas. Durante duas horas o garoto, portador de Síndrome de Down, passou por cirurgia odontológica no centro cirúrgico do hospital.

Segundo o cirurgião dentista que realizou o procedimento, Evaldo Bardi, essa é primeira cirurgia odonto-pediátrica realizada no HIPP. Ele esclareceu que pacientes com necessidades especiais como são, por exemplo, os portadores de cardiopatias, doenças hematológicas, deficiência mental e Síndrome de Down, como é o caso de Victor, necessitam de um atendimento diferenciado, tendo em vista que a maior parte deles apresenta características que dificultam o trabalho dos profissionais em consultório. Assim, para esses casos o mais indicado é o tratamento odontológico sob anestesia geral e em centro cirúrgico, por oferecer menos riscos aos pacientes.

O outro membro da equipe de odontologia do hospital e que também participou da cirurgia realizada em Victor, o cirugião dentista Cirillo Carvalho, explicou que para serem atendidos no HIPP, os pacientes que necessitarem de atendimento odontológico de alta complexidade precisam ter menos de 12 anos de idade e devem ser encaminhados pelo serviço de saúde de referência dos seus municípios. Foi assim com Victor, ele veio encaminhado do CEO - Centro de Especialidade Odontológica – de Porto Nacional.

A mãe do menino, Osailde Hernandes Alves Cardoso, se mostrou satisfeita com o resultado do trabalho da equipe. “Até a alimentação do meu filho estava prejudicada, ele sentia muitas dores por causa dos dentes careados e se recusava a comer, além de chorar muito e não querer nem participar de brincadeiras com os amiguinhos”. Dona Osailde notou que logo após o repouso da cirurgia o filho já estava se divertindo com as atividades lúdicas da brinquedoteca do hospital e não se queixou mais das dores insuportáveis que sentia. Antes da alta do filho, a mãe de Victor também recebeu orientações sobre a correta higienização para manter a saúde bucal e evitar que ele precise de novas intervenções cirúrgicas.


O diretor Geral do HIPP, Giovani Merenda, destacou que a implantação desse serviço é uma das primeiras conquistas alcançadas pelo hospital após o início da gestão compartilhada Sesau/Pró-Saúde. Antes, a equipe só fazia atendimentos de pequeno porte como avaliação, limpeza, higienização, assim como palestras educativas. Assim que assumiu a direção no início do mês de setembro, Giovani verificou uma demanda reprimida no serviço de cirurgias odontológicas e, juntamente com a equipe de profissionais da área, providenciou os meios necessários para que o serviço começasse a ser oferecido.

Equipes Multiprofissionais

De acordo com a diretora administrativa do hospital, Patrícia Vecchione, o trabalho das equipes multiprofissionais muitas vezes passa despercebido, já que a maior parte da população foca suas atenções apenas para a atividade dos médicos e enfermeiros, entretanto ela lembra que a rede de saúde funciona graças ao trabalho de profissionais de diferentes áreas da atenção e por meio da dedicação de cada um é possível o pleno restabelecimento da saúde dos pacientes.

No HIPP além dos cirurgiões dentistas, a equipe multiprofissional que dá suporte aos usuários é composta de profissionais psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas e pedagogos.


Fonte: www.saude.to.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário