segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Fora do Brasil “Mais 18 mil utentes* entopem Urgências”

(*utentes = a pessoas que utilizam os serviços públicos)

Mais 18 203 pessoas acorreram ao Serviço de Urgência do novo Hospital de Cascais entre Março e Setembro de 2010 do que em igual período de 2008, quando a unidade estava nas antigas instalações. Ou seja, em dois anos, a procura das Urgências aumentou 3033 utentes por mês, 101 por dia

Este aumento do número de doentes é a justificação dada ao CM pela administração hospitalar para explicar a situação de ruptura que é vivida no Serviço de Urgência. O Hospital de Cascais, público com gestão privada, foi inaugurado em Fevereiro. Mas, passados poucos meses, as Urgências já estão congestionadas e há doentes acamados nos corredores, o que tem motivado protestos de pacientes e familiares.

"A responsabilidade de toda esta situação não é nossa", diz João Varandas, director clínico do Hospital de Cascais. O responsável acredita que será aprovada a criação de mais um piso para internamento. O novo hospital cascalense substituiu três unidades: o antigo hospital, o centro oncológico e o Hospital Ortopédico da Parede.

A sobrelotação do hospital levou o Bloco de Esquerda a requerer, na semana passada, a presença de Manuel Pizarro, secretário de Estado Adjunto e da Saúde no Parlamento para apurar as razões e as responsabilidades do problema.

A direcção clínica do Hospital de Cascais já reuniu, no início do mês, com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para encontrar uma solução, que passa pelo reforço do número de camas.

A ARSLVT aprovou o aumento dos internamentos de Psiquiatria e Ginecologia. Na Psiquiatria, vão ser aumentados os internamentos até dez doentes e transformados dois quartos individuais em duplos. No serviço de Ginecologia, 19 quartos individuais vão passar a duplos, o que permitirá internar o dobro do número de doentes com patologia cirúrgica mamária, abdominal e pélvica.

Fonte: www.cmjornal.xl.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário